28 de maio de 2013

DIA DO DESAFIO

29/05-ÚLTIMA QUARTA DE MAIO

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.
É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O SESC SP coordena o evento no Continente Americano desde 1995.
O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.

HISTÓRICO

  Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A idéia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.
Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.
A idéia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes.
Este ano de 2013, o evento completa 18 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.

"Cidades se organizam para promover o Dia do Desafio"

 "Cidades procuram estratégias para promover o Dia do Desafio para a população, informando programação e locais de atividades, além dos telefones para o registro de participação.
A cidade de Rio Verde, em Goiás fez um site com as informações sobre programação e registro de participação. Além disso, eles colocaram as informações na página da cidade aqui no site do Dia do Desafio e fizeram um vídeo chamando a população para participar.
Trujillo, no Perú, criou um folheto e divulga pelo facebook o evento.
Jataí, em Goiás, fez uma página no facebook para promover o evento, além de um vídeo promocional.
Em Sorocaba, em São Paulo, um vídeo chama a população para o Dia do Desafio 2013.
Inclua nos comentários as estratégias de promoção do Dia do Desafio em sua cidade".

Como Participar

Todas as cidades do Continente Americano estão convidadas e podem participar do Dia do Desafio. Porém, como regra fundamental, as inscrições somente serão aceitas com a anuência do Prefeito.
A realização do evento é de responsabilidade das Prefeituras e as ações são desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Esportes, Educação e Saúde e apoio da comunidade.
No Brasil, as Unidades SESC coordenam as atividades nos estados. Nos demais países, uma Coordenação Regional ou uma Coordenação Local promovem e orientam as cidades inscritas para a realização do evento.

Acesse o site e saiba mais:
http://www.sescsp.org.br/diadodesafio/sobre/apresentacao