24 de abril de 2013


PARABÉNS ESCOLA HELENA SALTON !


        O mês de abril, na escola é destaque, porque, além de ser aquele em que  a escola e a diretora fundadora fazem aniversário, é um  dos meses em que um grande  número de integrantes(professores e alunos) aniversariam.  E agora no dia 26 a escola completa vinte e dois anos de existência. Com certeza um precioso presente para a comunidade do loteamento Dr.César Santos.

       
         http://mensagens.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/mensagem-aniversario-para-um filho/mensagem-aniversario-para-um-filho-13.jpg

18 de abril de 2013

Campeonato Frozen Bubble

    Aconteceu no dia 10 de abril o "Campeonato Frozen Bubble"2013. Este ano a escola foi representada pelos alunos finalistas no campeonato, Mateus Timbola Mozzato(7ºano) e Gabriel Vanz da Silva(6ºano) que ficaram em 5º e 6º lugar. Parabéns, meninos e obrigada pela participação.




4 de abril de 2013

Momento Literário

                   Início do "Momento Literário" 2013.

       Nesta quinta-feira, iniciamos  o Momento Literário 2013. Este ano, diferente dos outros em que os alunos pegavam revistas na biblioteca, foram selecionados textos e montadas fichas de leitura com assuntos mais significativos e atuais.

2 de abril de 2013

  Dicas de hoje

Usos educativos do Skype


O site Universia Brasil produziu uma lista com 50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula, entre outras possibilidades, são sugeridas a montagem de grupos de estudos e a realização de debates utilizando essa ferramenta de comunicação.

Uso do conteúdo da internet em trabalho escolar

Uso do conteúdo da internet em trabalho escolar

Curso online grátis: Mídias na Educação


Mídias na Educação  é um programa de educação a distância, com estrutura modular, que visa proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação – TV e vídeo, informática, rádio e impresso. O programa é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED), em parceria com secretarias de educação e universidades públicas.
Carga horária: 660 horas, com início imediato
Fonte: Canaldoensino.com.br - acessado em 18/03/2013.

Autismo: histórias de humilhação, preconceito, agressão e superação


Por Daniel Favero (site Terra)

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o 2 de abril como
Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Apesar de não existir um número oficial, estima-se que 2 milhões de pessoas apresentem algum grau dessa síndrome no Brasil. Mas a ignorância a respeito da doença ainda está longe de ser incomum. A seguir, você verá histórias de ignorância e inoperância do poder público, de agressões movidas pelo preconceito e humilhações.





As protagonistas desses relatos são mulheres que desempenham um
trabalho hercúleo com seus filhos. Movidas apenas pelo amor e
calejadas pelos anos de frustração, já que sempre ouvem "não" como primeira resposta quando buscam auxílio, elas aprenderam a superar esses desafios.


Humilhadas e marginalizadas, muitas dessas mulheres ainda
sentem, talvez de forma involuntária, a necessidade de se explicar
pelo comportamento do filho, que fisicamente perfeito, é confundido com uma criança dita normal. A luta começa na busca por um diagnóstico, já que o autismo não é detectado por exames, e a 
medicina ainda não sabe qual é a causa. No entanto, se o transtorno não for tratado logo no começo, essas crianças são levadas para o completo isolamento. Solidão esta, muitas vezes, compartilhada pelas mães. Elas por muito tempo foram crucificadas, inclusive pela medicina, que as apontava como responsáveis pelo autismo do filho, conforme explica o diretor-presidente do Instituto Autismo e Vida, Marcelo Ribeiro Lima.

"Não existe uma causa específica para autismo hoje. Logo quando foi descoberto em crianças pelo médico austríaco Leo Kanner, na década de 40, ele chegou à conclusão de que isso era causado pela relação frágil, debilitada daquela criança com a mãe. Então surgiu daí a tese da 'mãe geladeira'. Mas isso é uma coisa que é abominada pela medicina atual. As mães carregaram por muito tempo essa culpa. Era uma sentença totalmente baseada na psicanálise", explica Lima, que é pai de um menino autista de 7 anos.

Existem diferentes graus e tipos de autismo, mas os sintomas clássicos são identificados pela dificuldade de desenvolvimento da criança. Muitas são confundidas com surdos, uma vez que não respondem prontamente aos pais. A dificuldade deles em se comunicar faz com que se isolem cada vez mais, entrando em seu mundo particular, daí a necessidade de um acompanhamento contínuo.
"A criança acaba comprometendo o aspecto neuro-biológico, afeta a comunicação, a linguagem, o desenvolvimento (...) quando não consegue se comunicar ela se isola e não faz isso por livre e espontânea vontade, mas pela dificuldade de se comunicar, e quanto mais você a deixa se isolando, mais vai ficar naquele mundo delas", explica Lima.

Até o final do ano passado, no Brasil, os autistas não eram considerados deficientes, ficavam no limbo entre o desamparo legal e a inadequação da legislação que protege o deficiente. No entanto, foi sancionada a lei federal 12.764, que deu o primeiro passo para a criação de uma política nacional. Desde então, eles passaram a ter os mesmo benefícios legais das pessoas com deficiência. Agora, escolas são obrigadas aceitarem alunos com o transtorno, além da já citada política nacional de proteção das pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Fonte: Site Terra, clique AQUI e veja a matéria completa em infográfico ("Vanessa, a mãe que teve filho expulso, agredido e chamado de louco na escola", "Eliane Padilha: fui agredida várias vezes em ônibus", "Ana Cristina: nunca vou esquecer o que ela disse: a mãe daquela menina, não", "Melissa: só queria que minha filha brincasse de casinha", "Susana: a experiência repassada para as outras mães" e Andréia: a mãe que aprendeu o carinho com o filho autista").